LOGO RASGO PEQUENO.jpg

ESPAÇO CULTURAL INDEPENDENTE

O Espaço Rasgo é uma casa de cultura independente que promove a arte, o conhecimento e o debate, localizada na cidade de São Paulo, no bairro Vila Mariana. 

Ativa desde 2017, busca destacar artistas independentes que trabalham em todas as linguagens artísticas, na tentativa de construir um espaço de articulação de ideias, movimentando o cenário das artes plásticas, do cinema, da música, teatro, dança, entre tantas outras linguagens que venham a preencher esse espaço.  

Sob essa lógica, já foram organizados duas exposições artísticas no ano de 2019; a Subjetividade Autárquica, que buscou enaltecer o trabalho de 13 artistas contemporâneos  e um exposição fotográfica, apresentando o trabalho de outros 10 artista na sua mais ampla diversidade.

 

Além disso, o Espaço Rasgo também é  um ateliê, mantido por artistas que utilizam o espaço diariamente para produzir sua arte e promover seus trabalhos. Grafiteiros, tatuadores, músicos, cineastas, pintores, performers e todo tipo de artista estão sempre presentes na casa, criando novas poéticas e diálogos.

O CineClube, Encontros e Desencontros é o encontro de amigos que trabalham na área do Cinema e se encontram duas vezes por semana para debater filmes marcantes do cinema de diversas nacionalidades e diferentes épocas. Logo após um ótima contextualização da obra pelo jornalista e crítico Sérgio Rizzo, os integrantes debatem seus diferentes pontos de vistas, construindo uma bela crônica sobre arte e política. 

Toda Quarta-Feira às 21h30 e todo Sábado às 17h no YouTube do Espaço Rasgo

Logo1.jpg
Pedaagulha.jpg

O Grêmio da EMESP Tom Jobim, numa parceria com o Espaço Rasgo, decidiu se movimentar para reviver uma prática muito importante na vida de todos os músicos e dos amantes de música: ouvir discos, inteiros, atentamente, e falar sobre eles. Toda semana, o grupo de escuta musical Pé Da Agulha se reúne para debater um disco previamente selecionado, sem restrições de estilo, época ou origem.

Toda quinta feira, às 19 horas, um novo disco a nos proporcionar reflexões e trocas muito ricas, promovendo músicos alternativos, revivendo clássicos e ampliando nosso vocabulário musical. Sempre AoVivo no YouTube do Espaço Rasgo

Clarices é o grupo de leitura e debate de literatura feminina. Um clube do livro especial que se encontra esporadicamente para discutir a produção de autoras mulheres, como Martha Batalha, Isabel Allende, Valeria Luiselli e outas. Com introduções de de Sérgio Rizzo e Beatriz Rey, o debate segue com Caetano Grippo e convidados.

O Clarice acontece esporadicamente, tomando emprestado o lugar do nosso Cineclube em data previamente anunciada. Ou seja, é sempre em uma quarta-feira às 20h30, no YouTube do Espaço Rasgo

CLARICES.jpg